O Ministério da Educação e Cultura do Brasil tem destacado a importância do ensino de ciências na formação do cidadão de forma a promover o questionamento, o debate e a investigação. Esse processo, para que seja efetivo, deve incorporar conceitos científicos na realidade vivenciada pelos alunos e uma das maneiras mais eficazes de se fazer essa incorporação é utilizar-se de instrumentos culturais, pois estes fazem parte do contexto social de todos. Deste modo, com o intuito de auxiliar o professor de ciências a cumprir tais objetivos, foi realizada neste trabalho uma pesquisa sobre quais instrumentos culturais e artísticos poderiam ser usados no ensino de ciências de acordo com os eixos temáticos propostos para Ciências Naturais no Ensino Fundamental. Assim, foi desenvolvida por mim, em parceria com a Profa. Dra. Valéria Cazetta, um trabalho junto aos alunos do curso de licenciatura em ciências da natureza (LCN/EACH/USP) nos quais foi desenvolvida a habilidade em encontrar nos equipamentos culturais diferentes instrumentos para o ensino de ciências. Este trabalho foi publicado integralmente no Fórum Mundial da Educação(2007) e parte dele está publicada aqui no Aprender Ciência para consulta dos professores de ciências.
Acesse aqui:
- Atividades Científicas Culturais: Vida e Meio Ambiente
- Atividades Científicas Culturais: Terra e Vida
A publicação deste trabalho no Aprender Ciência não teria sido possível sem a dedicação e o empenho da Joice Graciano e do Tales Rebequi.
Espero que gostem!
Patricia Targon Campana
editora do Aprender Ciência.
aciencia@usp.br
|